Era Outubro de 2024: final do ano, membros cansados, caixa da empresa baixo e ausência de perspectivas. Um cenário de crise aparente se instaurou. E agora, o que fazer? – grande parte da empresa questionava-se.
Estávamos às vésperas de um evento, o Avance Chronos, que iria acontecer em Novembro daquele ano. O cenário financeiro não era favorável a nossa ida. Mas, a vontade de estar presente e possibilitar vivências empresariais – extra projetos – aos membros, foram maiores que o saldo negativo.
Eis que então, o time de marketing, inconformados com a realidade imposta, buscaram formas estratégicas e emergentes para arrecadar fundos. Assim, nasce o primeiro produto ofertado pela TaTO Jr.: As ecobags em algodão cru de Terapia Ocupacional.
Design feito por nossa equipe de marketing, bem como a escolha de fornecedor, vetorização de imagem e divulgação nas redes. O que resultou em mais de 200 ecobags vendidas – especialmente para o Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, mas também para São Carlos e região.



Um produto que nasceu do desejo de impactar, do impulso de ir além das circunstâncias limitantes. Inconformismo este que deu frutos: o caixa subiu, 8 membros da equipe TaTO conseguiram ir ao evento, e o senso de pertencimento, coletividade e união cresceram exponencialmente. Além disso, dentro de nossa Instituição de Ensino Superior – UFSCar – a TaTO passou a ser mais reconhecida. As pessoas começaram a nos notar – ainda que pela ecobag e pelo desejo de compra, éramos lembrados e muito citados.
Hoje, vemos que a ecobag foi um ponta-pé inicial para tudo que estava por vir: projetos fechados, parcerias estabelecidas, novos membros, diretoria fortalecida, cultura empresarial em ascensão […].
Até os dias de hoje elas são lembradas e comentadas pelo Departamento. Ecobags foram para nós um marco de propósito, inovação e um lembrete de que há sempre novas possibilidades.
Escrito por: Mariana Cordeiro – Presidente da gestão 2025.